Estética

A odontologia estética foi introduzida há mais de trinta anos, no entanto, temos visto um aumento da sua popularidade após um refinamento da importância dos conceitos de estética dentaria. Para que esses conceitos combinem de forma harmônica com a face do paciente, o dentista precisa ser um profissional experiente. Em qualquer tratamento estético, existe a necessidade de consideração de uma aparência natural e funcional. Dentre os procedimentos podemos destacar o clareamento dental, restaurações anteriores e posteriores, facetas em cerâmica, entre outros.

Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.